Notícias e comentários sobre o mundo nerd! Siga-nos!

Afinal, O que é MPB? O que representa? De onde vem? Será que é só para os Cult?!

Resultado de imagem para mpb


Afinal, O que é MPB? O que representa? De onde vem? Será que é só para os Cult?!


Pois bem meus caros, a MPB (música popular brasileira) que diga-se de passagem é de altíssima qualidade, originou-se por volta do século XVI lá naquele período colonial brasileiro... por uma mistura de vários estilos desde a África, passou por caravelas portuguesas e se concretizou aqui no Brasil, com fatores de incluso: vivências sociais e culturais. Atualmente perdendo um pouco da sua essência, que iria do Choro à Bossa Nova, na qual em suas letras tinham a utilidade de representar a voz do povo e suas lutas, emplacou em 64 onde o Brasil encontrava-se em uma onda de Ditadura Militar, onde vários artista da MPB gritavam, lutavam, foram torturados e exilados contra a repressão utilizando por meio de músicas para contestar o governo que o mesmo a censurava. Representar as desigualdades sociais, raciais, homofobias, xenofobias, crimes políticos e o autoritarismo  é o que caracteriza a MPB.
Sendo assim, os cults que me perdoem ... MPB não foi feita para " apê na Zona Sul tomando Richebourg".
Então...  aí vai uma playlist massa com algumas das músicas mais marcantes e clássicas da música popular brasileira. Curta, reflita e procure saber mais sobre este estilo musical e de vida! 
Bye-Bye cher.



  • 1- Caetano Veloso :  " Não enche." 
 Um samba para fornecer tanto axé! Uma música fantástica que retrata a repressão religiosa e social, introduzindo um pouco de contexto sexual urbano, descontextualizar pensamentos arcaicos e mostrar a diversidade social. Apesar de Caetano ter se esquivado um pouco em períodos cruciais para mostrar a força da MPB, ele continua um grande poeta e compositor da musica popular.

  • 2- Chico Buarque : "Um chorinho."
Um chorinho representado por um mestre poético! Chico Buarque, das demais artes suas, pego esta para expor sua gigante intertextualidade... Essa música retrata o contentamento dele para a sociedade argumentando quê " A nossa dor, a nossa vida já não cabe na batida do meu pobre cavaquinho". 
Chico não é só olhos azuis meu amigos, é arte.. É cultura ! 
  • 3 - Raul Seixas :  " Aluga-se o Brasil ".
Alguém disse Toca Raul ? Amém!!! Explosão de sentimentos e inteligência era sua característica. Raul, que tinha pensamentos políticos, éticos e morais marcantes em suas letras musicais "escancarava" na sociedade alternativa tudo o que pensava e o que acontecia no Brasil, ele e Paulo Coelho escreveram diversas músicas cruciais para a MPB. Como diria ele : "Faz o que tu queres há de ser tudo da lei" !
  • 4- Belchior : "Como nossos pais."
Me falta palavras para escrever sobre esse cara! Sobralense nato, um dos ícones de intertextualidade musical, suas músicas são retratadas e cantadas por diversos artista da MPB. Explodiu em 74 com suas obras para capacitar todo o flashback do Brasil, a validade das suas músicas, já é o seu cartão de apresentação! Essa música surgiu da vontade explícita direta para fazer uma alusão amarga e definitiva sobre a questão do jovem " mutante" na era da comunicação e seu comprometimento político no conflito de gerações. 
  • 5- Raimundo Fagner : "Súplica Cearense." - ( Autoria: Luís Gonzaga)
Fagner é um espetáculo da retratação do cearense! Sempre procurou focar na região nordeste cantando sobre suas problematização, seu ícone de inspiração era o grande rei do baião Luís Gonzaga. Nesta música, tem como tema central a referência de dor e sofrimento dos moradores do interior do Brasil, com a escassez de água, gado, auxílio do governo com questões de moradia, trabalho, segurança e saúde! É uma obra prima a se ouvir.







                                                                                                                             A normalista.








Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário