
Poucos leitores de quadrinhos começam com exemplares que não sejam de heróis. Nada contra até então. Agora, se você já é um leitor mais assíduo, convido você a ler esse volume que foge do arco de heróis convencionais e parte para uma temática mais madura e profunda. Segue lendo!
Dois Dedos de Prosa Antes do Enredo.
Eu gostaria de registrar aqui que essa é uma das primeiras HQs que leio fora desse universo Marvel/DC. Por indicação de uma migo cheguei a ler outros volumes, mas esse foi um dos que mais impactou pela simplicidade do tema e por ter me ensinado bastante.
Frederick Peeters é um suíço que tanto escreve como desenha essa HQ. Originalmente publicada em 2015 na Europa e distribuída aqui no Brasil pela editora Nemo (já vai na quinta reimpressão). Sigamos com o conteúdo da obra.
ENREDO
Pílulas Azuis tem uma legião de fãs e de prêmios conquistados. Com uma narrativa simples e permeada de demonstrações de amor e cumplicidade, consegue conquistar os leitores mais maduros e sensíveis ao tema proposto. O próprio Frederik (Fred) está numa festa na casa de um amigo, tem muitos conhecidos e tal. Mas existe uma moça ali chamada Cati que lhe chama atenção não só pela beleza, mas por ser simpática e outras características...
Eles nunca mais se encontram. Fred é escritor e sempre passeia por aí em busca de inspiração. isso não está escrito nos quadrinhos, mas percebe-se que ele busca essa firmeza no trabalho, estabilidade. Passando próximo a um prédio onde mora um de seus amigos, uma voz feminina chama de uma das janelas. Isso mesmo, Cati está morando no mesmo prédio e convida-o para entrar e beber alguma coisa.

Inicialmente, a trama se desenvolve nos encontros e desencontros que avida proporciona para Fred e Cati. A relação de ambos começa a se desenvolver e eles começam a perceber um no outro grandes coisas que admiram. E numa dessas conversas na casa de Fred, Cati se sente desconfortável já que eles estão tão bem, ela precisava compartilhar algo com ele: ela é soropositivo. Cati tem HIV.
Aquela informação traz uma montanha para cima da cabeça de Fred. Percebendo a importância daquilo ter sido dito, ele demonstra para Cati seus sentimentos ao receber tal informação, mas ao mesmo tempo se sente bem por ela tê-lo escolhido em compartilhar essa informação.
A luta de ambos em manter o relacionamento é constante. Já que Cati está no processo de divórcio do ex-marido e seu filhinho bem pequeno também possui HIV.
Como Frederik Peeters aborda essa temática, fez com que ele ganhasse "O Oscar" dos quadrinhos. Justamente por não tratar do HIV de forma romantizada, como se a vida de um soropositivo fosse a maior maravilha do mundo, porque não é. Porém, o autor mostra que nossos grandes medos são frutos da nossa falta de informação.
E um diferencial dessa obra, no final, há um espaço reservado onde o autor entrevista os personagens envolvidos em sua obra. Mostrando que Frederik Peeters realmente está dentro da obra Pílulas Azuis.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Uma história que você precisa realmente levar sua mensagem para o resto da vida! de 0 a 5, certamente essa merece nota 5.
Daniel Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário