
Falar em voz alta que você lê determinadas obras tornou-se alvo de crítica e desmerecimentos. Aliás, o que é que hoje em dia não se torna alvo de falatório nessa internet? Nesse post vamos discutir um pouco sobre o preconceito literário e o crítico que não sabe de nada. Segue lendo.
Livro? Tem figurinha?
Não é de hoje que a parte visual do livro se tornou uma das ferramentas mais atrativas para atrair novos leitores. Seja ela no acréscimo de imagens dentro do próprio conteúdo da obra, até um trabalho mais empenhado das próprias editoras em elaboras capas mais chamativas. Isso não é o que importa realmente, mas sim a capacidade do livro estar encantando e atraindo um público cada vez maior. O encantamento pelo visual de uma obra literária está tão em alta que a própria indústria do cinema bebe constantemente dessa fonte. E nos últimos anos tem quase se afogado!
A obra literária que é boa.
O que cada um precisa tomar consciência é de que cada pé tem seu sapato. É inegável que existem texto que são melhor construídos e mais interessantes tanto pelo enredo como pela complexidade daquilo que está sendo discutido. Mas é inegável também como obras mais "simples, tenham seu papel de introduzir um público leitor ao universo imenso e encantador que é o da leitura.
Cabe aos leitores mais assíduos estimularem aos que ainda se interessam, mas morrem de preguiça, dá-los a chance de conhecer texto mais simples e até mais atrativos para os primeiros passos na leitura. Se considerarmos a extensão e complexidade de um texto, é melhor começar por um romance de longas páginas ou um conto até por vezes bem humorado?
Leitura é o que importa.
Bem, meus caros leitores, o que nos aguarda é muita discussão sobre o que cada um deve ou não ler. Dar ou não importância. o que existe na internet em excesso são leitores e poucos pensadores. Seja mais um dos leitores pensadores que ao invés de serem julgadores, serem portas abertas à novas leituras.
Sr Stark
Achei que o
ResponderExcluirBlogs literários estivessem extintos na internet... Legal!
Não, os blogs literareiros estão com tudo agora que as pessoas estão lendo mais.
ExcluirQuer saber mais sobre o universo pop e literário? siga-nos nas nossas redes