Notícias e comentários sobre o mundo nerd! Siga-nos!


Blacksad 1 e 2 - Resenha HQ


  

Resultado de imagem para blacksad

Saindo desse arco de DC e Marvel e partindo para algo que também faz o leitor devorar cada página! Uma HQ para MAIORES DE 14 ANOS, já é aprova de que os gibis podem sim ser mais adultos e ter mensagens não tão infantis assim. Para continuar conhecendo sobre Blacksad, segue lendo! 

Os artistas e sua HQ. 

Díaz Canales e Guarnido se conheceram e formaram parceria para a elaboração do enredo da HQ Blacksad e que dupla viu! Ganharam prêmios seguidamente com praticamente todos os volumes do Gato Detetive! As cores e o traço do desenho, os ângulos que são mostrados cada cena e a forma como a história é narrada farão você perceber porque a história mereceu cada prêmio conquistado. 

Blacksad é uma produção europeia trazida ao Brasil pela editora SESI-SP com um formato bem diferente do que já estamos acostumados lendo as revistas dos heróis. 

O Enredo

Resolvemos aqui contar de forma unificada o volume um e dois, as histórias são independentes e não há problema em começar lendo pelo segundo, mas seguiremos aqui a ordem da numeração de capa e lançamento obviamente. 

BLACKSAD 1 - ALGUM LUGAR EM MEIO ÀS SOMBRAS.

Primeira HQ publicada na França, John Blacksad é um gato detetive subordinado inicialmente ao delegado (um cão pastor alemão Smirnov). Blacksad é chamado para pelo delegado apenas para identificar uma vítima de assassinato. Ao chegar no quarto do hotel, a vítima está estendida na cama ainda coberta com os lençóis e com um único tiro na cabeça. A moça é uma atriz famosa que John havia sido guarda-costas e tido um pequeno romance, mas que há muito tempo havia acabado e não mais tinham se visto a´te àquele fatídico momento. 

Resultado de imagem para blacksad um lugar em meio às sombras

"John, chamei você aqui, apenas para fazer o reconhecimento, já que vocês foram próximos, mas não quero que se envolva na investigação" - disse o delegado pastor alemão. " Vai se #$%&" - disse John Blacksad. 

O primeiro volume trata justamente de um feminicídio, comum nas narrativas policiais e o motivo do crime é o mais banal e clichê possível, ciúmes. Mas o que encanta e diferencia essa história de tantas outras do gênero é como o processo de investigação se dá através da narrativa construída por Díaz. 


Resultado de imagem para blacksad um lugar em meio às sombras

Em alguns momentos você acaba tão dentro da história que o leitor pode se sentir o próprio protagonista, tendo como base sua angústia contida e seu desejo voraz por justiça, sem muito romantismo, mas somente a sede de ver os verdadeiros criminosos SEVERAMENTE punidos. 

O fim da trama é mais do que a prova de que para ser correto e punir os reais vilões que são acobertados pelo dinheiro, precisamos tomar decisões que ferem nossos princípios. 


BLACKSAD 2 - ARTIC-NATION

Resultado de imagem para blacksad artic-nationCertamente, o volume dois de Blacksad traspassa o conceito apresentado no primeiro volume, não é um simples e bem construído feminicído e uma boa arte que prenderão o leitor dessa vez. Algo novo surge, aliás, algo velho e nojento que ainda prevalece na sociedade, mas que é combatido mais uma vez de forma sangrenta e sem limites. O Artic-Nation combate o racismo juntamente com a investigação do desaparecimento de uma garotinha.  

Uma pequena comunidade animais de pelo branco assumem o controle da cidade e começam a disseminar discurso de ódio contra os animais negros, impondo limites de transitar dentro do pequeno vilarejo e responsabilizando todos eles da crise que se instaura ali. Os grandes poderes da cidade são representados por animais brancos e a cada página você alimenta o ódio em relação a eles.

Resultado de imagem para blacksad artic-nation


O desaparecimento de uma garotinha não é nada mencionado na delegacia. A mãe é encontrada pelo investigador Blacksad, mas ela mesma não prestou queixa do desaparecimento da filha. Por quê? Pelo simples fato de ambas serem negras e o delegado não dar a mínima para aquele caso. 

Outros assuntos são desvendados na trama, uma reviravolta bem elaborada e detalhada fazem com que tudo prenda a atenção do leitor desse segundo volume. Podemos perceber também que, apesar da união da raça branca, há sempre um vestígio de algo podre naqueles que se julgam puros. Culminando até em enforcamento em um de seus líderes. 

Resultado de imagem para blacksad artic-nation

Considerações Finais. 

Cada vez que você se dispõe a ler algo novo, você descobre um universo diferente daquilo que estamos acostumados. Tenha essa curiosidade e adquira um desses volumes das narrativas de Blacksad. A arte é incrível e a narrativa bem sequenciada. 

Numa escala de 0 a 5, Blacksad faz jus aos prêmios que recebeu. Merecendo nota 5 desse humilde blog. 

Daniel Alves. 


Compartilhar:

Silêncio ( Parte 1 e 2) - Resenha HQs.

Resultado de imagem para silêncio batman

Gosto sempre de fazer minhas resenhas tendo em vista aquele leitor que tem vontade de iniciar a ler quadrinhos, mas não sabe por onde começar. Durante muitos anos essa foi minha realidade. Para saber mais dessa incrível narrativa do Morcego de Gotham, segue lendo! 

Os artistas 

Jeph Loeb é o roteirista e consegue manter uma narrativa bem entrelaçada e prendendo os olhos do leitor com a arte inconfundível de Jim Lee, sul-coreano naturalizado americano, ambos têm grande força no universo dos quadrinhos. Tanto Jeph como Lee já produziram muitas coisas para Dc e Marvel. (E você aí discutindo qual é a melhor.) 

O Enredo

Batman já não é tão inexperiente em combater o crime na sua cidade tão amada. Nessa narrativa, Bruce já sofreu com baixas irreparáveis, como a do primeiro Robin e ainda sofre com fato do Coringa ter atirado em Barbara Gordon e tê-la deixado paraplégica. Esses e outros fatores deixam Batman mais maduro e até certo ponto, mais letal contra os inimigos. 

O sequestro de um garoto faz com que Batman vá em seu resgate, descobrindo que Crocodilo está armando tudo isso com a intenção de obter um bom dinheiro, obviamente, com o resgate da criança. Em meio à luta, Crocodilo acerta inúmeros golpes no herói que percebe o inimigo mais violento e animalesco do que antes.  Em um intervalo e outro de golpes, o Morcego percebe que aquele tipo de crime não é característica do Crocodilo. Um sequestro requer mais do que força bruta, sequestrar alguém requer muita análise de muitas variáveis. 

                                                   Resultado de imagem para silêncio batman

Enquanto essa briga rende golpes de encher os olhos do leitor dos quadrinhos, Mulher-Gato fisga a maleta com o dinheiro do resgate e vai embora. Batman consegue o apoio da polícia em relação ao Crocodilo e segue no encalço da vilã. No balanço entre um prédio e outro nos seus cabos de aço, Mulher-Gato ainda segue na frente de Batman, ele quase a alcança, mas algo corta o cabo do herói e ele despenca de uma altura considerável. 

Múltiplas lesões, um traumatismo craniano em especial, colocam a vida de Bruce Wayne em risco. Um amigo de infância é solicitado. Thomas Elliot, um grande cirurgião. A vida do herói é salva, mas pelo visto ele não se importa muito!

Resultado de imagem para silêncio batman

A busca por algo que ainda não ficou claro durante esse sequestro faz com que uma manipulação em cadeia comece a ser revelada! Era Venenosa parece ser a maior suspeita em manipular Crocodilo para elaborar o sequestro e Mulher-Gato para roubar o dinheiro do resgate. Nessa onda de manipulação de mentes, nem mesmo o Homem de Aço escapa. 

Resultado de imagem para silêncio batman

O segundo nesse colecionável vai tratar justamente da pessoa realmente por trás de toda essa tortura contra o herói. Já que Era Venenosa no primeiro volume é percebida como uma outra marionete. Tanto no primeiro, como no segundo volume nesse encadernados, você tem a aparição de muitos vilões e personagens secundários das narrativas de Batman. Contando Arlequina, Coringa, Comissário Gordon, Alfred e outros mais. 

Considerações Finais. 

Quando as falas são intercaladas pela narrativa do Batman, os balões azuis escuros não dão tanta nitidez às letras pretas, vai dificultar um pouco a leitura em ambientes não muito iluminados. Em relação ao conteúdo propriamente dito, a única coisa que deixa a desejar um pouco é aparte do declínio para a conclusão e revelação do vilão. Há uma confusão de esclarecimentos e você precisa ler com bastante calma, pois você pode acabar encerrando um arco sem nem mesmo entender o motivo do vilão ser quem é. 

A nota para esse arco de 0 a 5, é merecido um 4! Vale para os leitores inciantes de quadrinhos, já que ele contará com grandes nomes na produção e um leque de vilões do herói. Além de um brinde coma interação de Batman e Super Man. 



Daniel Alves


Compartilhar:

Diabo da Guarda - Resenha de HQ

Resultado de imagem para demolidor diabo da guarda

A história de Matthew Murdock tem seus momentos assustadores, traumáticos e quase sempre o coloca numa situação de vida ou morte. ai você pode se perguntar: mas todo herói é assim? Você tem  certo, mas todo herói é cego e sem nenhum parente próximo? 


Resultado de imagem para demolidor diabo da guarda

Na HQ Demolidor Diabo da Guarda, nós temos uma narrativa contemporânea com uma carga religiosa intensa e revelando um herói cheio de conflitos internos e traumas revelados e postos na cara. Como se não bastasse, a vida de um inocente corre grande perigo. 

O Enredo

Um cara que se veste de demônio e mora num lugar chamado de Cozinha do Inferno você pensaria duas vezes em associá-lo à religião? Polêmico! Pois bem, Murdock enfrente um período em que sua identidade foi quase que revelada pelo Rei do Crime. Aliás, O Rei do Crime sabe o segredo de Murdock, a mídia já suspeita e tenta ligar os pontos entre o advogado que recentemente perdeu tudo, mas consegue aos poucos se reerguer com a ajuda do amigo, também advogado Franklin Nelson Foggy.

Por falar em Foggy, O amigo leal de Murdock, passa por uma situação difícil nessa história. Ao receber um caso de uma cliente que poderia ganhar muito dinheiro nessa transação. Em outra situação, seu colega Matthew sente alguns batimentos cardíacos um tanto quanto acelerados bem distantes de seu escritório, o que ele não sabia era que a poucos metros dali, uma pequena jovem carregava nos braços um bebê recém tirado da maternidade. Tanto a criança como a jovem estavam correndo risco de morte, sendo perseguidas por um grupo de caras estranhos.

O desenrolar da história se dá quando Matthew, recebe em seu escritório a visita dessa jovem que antes estava sendo perseguida. Alegando que a criança era a reencarnação do Messias e que Murdock sendo quem ele era (o Demolidor), deveria proteger a criança dos homens que a queriam mal. Após o trauma de saber que Wilson Fisk tem a informação de sua identidade secreta, agora vem essa moça com um bebê no colo deixando bem claro que também sabe que Matthew não é só advogado. Ele fica com a criança e a moça vai embora.

O caso que seu amigo Nelson Foggy, estava cuidado envolve uma mulher muito charmosa e desamparada, carente de atenção que só Foggy no momento estava dando, como profissional, é claro, até porque ele, além de um advogado sério, é um homem comprometido. A cliente convida-o até sua casa para tratar de detalhes de seu caso na justiça, ela rapidamente o seduz. Foggy resiste e consequentemente a mulher tranforma-se num monstro assustador e tenta matá-lo, mas aquele mostro, por algum motivo salta pela janela da casa térrea e vai parar na rua, morta! A polícia chega ao local, estava muito difícil acreditar que numa cena de crime, uma mulher tenha se transformado em monstro, atacado Nelson e depois ter se matado, jogando-se pela janela.  O advogado é preso.

Resultado de imagem para demolidor o diabo da guarda

Depois de receber uma visita de um senhor muito simpático em seu escritório. Matt tem seu senso de justiça misturado com seu lado religioso já que um bebê é posto no enredo como a própria encarnação do mal pelo senhor de idade em seu escritório. Para não nos estendermos muito e não darmos muitas pistas do que o enredo do quadrinho oferece ao leitor, podemos dizer que, logo após ler A Queda de Murdock e assistido a terceira temporada da série Demolidor disponível na Netflix, você precisa ler urgentemente ler essa HQ. 


Algumas Considerações

Algumas revelações sobre a família do herói, seu relacionamento com Viúva Negra, a morte de pessoas queridas e a aparição de um novo vilão. Tudo isso numa história imperdível do Demônio da Cozinha do Inferno. Garanta esse exemplar na sua coleção!

Daniel Alves




Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial