Notícias e comentários sobre o mundo nerd! Siga-nos!


(DES)Encanto - Resenha Série Netflix.

Imagem relacionada

Por ser do mesmo criador de Os Simpsons e Futurama, deveríamos achar que o tom de humor seria o mesmo! Você não está totalmente errado ao pensar isso. Para saber como a série se desenvolve e o que você pode esperar ao assisti-la, segue lendo! 

Uma prévia 

Matt Gorening já provou ( não que precisasse fazer isso) que não é autor de uma obra só. Com Futurama e agora Desencanto, Matt consegue ambientar sua narrativa na idade média evitando, de certa forma, que o espectador compare com suas obras anteriores. 

O enredo 

Princesa Bean já ganha o carisma de muitos jovens adultos na sua crise existencial. O seu cartão de visitas é beber até cair, ser totalmente contra essa ideia de uma mulher submissa em uma sociedade totalmente patriarcal e de casamentos arranjados. Há citações até de que ela vive uma fase muito difícil chamada de "adolescência".  

Seu pai é casado com uma mulher um tanto quanto estranha, com traços de uma réptil. O rei, pai de Bean, tenta refletir seu casamento arranjado para a filha. O casamento com a réptil trouxe a aliança com o povo da esposa e casamento da filha com o filho de um outro rei lhes tratá muita riqueza para a Terra dos Sonhos onde Bean é princesa. 

Resultado de imagem para série desencanto

Em outro núcleo da narrativa, nós somos apresentados ao povo elfo. Os elfos vivem tipicamente na floresta e felizes. Exceto um. Justamente esse elfo chamado Elfo ( bem fácil de memorizar) não está feliz e resolve sair da Terra do Elfos e seguir em busca de uma aventura. Quando seu caminho cruza com a princesa Bean, percebe que ela está em busca de uma vida que não seja ser princesa tipicamente submissa aos homens tolos de sua vida! 

Agora Bean não está só, na companhia de um Elfo e de Luci, um demônio que constantemente é confundido por um gato falante. O trio se envolve em confusões tentando livrar Bean de um casamento arranjado e na incansável busca de preencher o vazio na vida da princesa deixado pela morte de sua mãe. 

Considerações Finais

uma temporada de dez episódios dessa comédia adulta foi o suficiente para agradar os espectadores e ainda deixar um gancho para uma próxima temporada. O autor mostra que apesar de um protagonista bem desenvolvido, há uma necessidade de ter uma galera com ele. Futurama e Simpsons seguem a mesma receita. Apesar do mesmo autor, não achei que Desencanto foi uma cópia de uma das obras anteriores de Matt, mas sim, uma pegada mais adulta e um enredo com uma abordagem diferente do que ele já fez. 

Imagem relacionada

Um ponto que vale muito ressaltar é a dublagem. A Netflix vem fazendo um serviço inferior em relação à dublagem de seus filmes e séries. (Meu Deus, que dublagem tosca é aquela de Alias Grace?) Além da animação ser bem dublada, há inserções de expressões brasileiras, sabendo logo de cara que aquilo jamais estaria no original. "As árvores somo nózis", " Demônios, machistas, não passarão!" e "Mamãe passou açúcar em mim" são alguns exemplos. 

No total, podemos dar aí, numa escala de 0 a 5 janelinhas, a série merece um 3, pelo enredo e pela dublagem. O ritmo poderia ser mais intenso já que é uma aventura medieval. 

Daniel Alves
Compartilhar:

Livro Caixa de Pássaros - Resenha

Resultado de imagem para caixa de pássaros

O livro me atraiu logo de cara pelo título e pela indicação de uma amiga que gentil e corajosamente me cedeu um volume para a leitura. O romance Caixa de Pássaros tem uma narrativa ótima e uma divisão de capítulos excelentes para aqueles leitores que precisam de uma leitura mais rápida e dinâmica. Quer um livro de tirar o fôlego? Segue lendo. 

Resultado de imagem para caixa de pássaros

O autor

Josh Malerman é cantor e compositor da banda High Strung e segundo informações adicionais do próprio livro, ele gosta de escrever ao som de trilhas sonoras de filmes de terror (vai ver o ritmo frenético da narrativa venha daí). É o romance de estreia de Josh e a crítica caiu matando em cima da obra. Mas ainda surgiram os que puderam destacar elementos positivos do livro. 

O Enredo. 

Inicialmente, Malory está se mudando para uma nova vizinhança com a irmã. Para causar boas impressões aos vizinhos, procura evitar conflitos com a irmã logo no descarregar das caixas. Passadas algumas páginas,vou dizer mais uma vez, de uma leitura de frases curtas e objetivas. A irmã de Malory começa a ouvir o noticiário na tevê dizendo que em algum país, uma pessoa surta e mata pessoas próximas e depois se mata. 

Esse tipo de notícia começa ficar frequente nos jornais. A irmã de Malory começa a suspeitar que aquilo não é tão comum, não são atos isolados. Nossa protagonista se mostra desinteressada pelo assunto e se preocupa com outra coisa que poderá mudar sua vida para sempre. As irmãs vão à farmácia comprar um teste de gravidez que dá positivo. Descobrir que está grávida sem mesmo estar namorando com o pai da criança gera apreensão, mas isso não impede de ligarem para os pais que moram em outra cidade para contar a novidade tão impactante. 

A medida que o enredo se desenvolve em fatos do passado como essa notícia da gravidez e o início de um surto onde as pessoas estão enlouquecendo, os capítulos alternam para uma Malory trancada dentro de uma outra casa com duas crianças de quatro anos, um menino e uma menina. Tendo que viver sempre de olhos fechados! Toda essa trama começa a se encaixar na divisão de capítulos. Narrando fatos do passado, como a humanidade foi surtando: casos em que a pessoa surtou no meio da rua, matou quem estava por perto e depois se matou. Como aquilo se espalhou por todo o país (EUA) e as consequências daquilo. Pessoas pararam de ir trabalhar, consequentemente serviços foram cortados, os pais de Malory não atenderam mais o telefone e o último radialista que mantinha a transmissão cometeu suicídio ao vivo. Os fatos no presente mostram esse undo já destruído e sem pessoas ao redor. Nossa protagonista está tendo que cuidar de duas crianças num mundo onde não se pode abrir os olhos. 

A premissa de Caixa de Pássaros é que uma forma alienígena invadiu a Terra e quando as pessoas veem essas criaturas, elas perdem sua sanidade. Com isso, um grupo de pessoas conseguem se reunir numa casa como a que de um retiro. Malory recebe um panfleto e por um motivo muito triste ela vai até essa casa sem a irmã.  É nesse momento que a sobrevivência no mundo caótico começa a se desenvolver, sendo intercaladas por fatos do presente da protagonista criando essas duas crianças e que para não morrerem, saem de casa num barco seguindo a correnteza do rio. 

Os Pontos Fortes

Para leitores iniciantes, como já disse aqui inúmeras vezes, é uma ótima leitura se levarmos em consideração o ritmo da narrativa e como os capítulos são divididos. 

Os Pontos Fracos

Por conta dessa narrativa breve, creio que por ser o primeiro romance de Josh Malerman, ele comete excessos em frases desnecessárias, quebrando muitas vezes o ritmo do que está sendo contado. Há capítulos que são pulados sem muito esforço e o leitor não irá perder nada de interessante, apesar da tensão ser muito bem desenvolvida. 

Outro ponto que deixará o leitor um pouco desconfortável é a fala de apego aos personagens secundários. Tanto que Malory vai gravar na sua mente um dos personagens como o homem inspirador, que a protegeu e cuidou do grupo que antes estivera trancados na mesma casa lutando para sobreviver. Você não consegue sentir isso pelo personagem porque isso não fica claro na construção da história. 

Considerações finais.

Caixa de Pássaros já tem promessa de que ainda neste ano (2018) ganhará uma adaptação de filme produzido originalmente Netflix. Com Sandra Bullock no elenco, a aposta aprece ser bem grande! 

Para esta leitura, numa escala de zero a cinco janelinhas, eu dou 2. Pela narrativa, pela proposta interessante, mas que não foi desenvolvida de uma forma muito positiva. Principalmente num final que me pareceu apressado. 


Daniel Alves. 









Compartilhar:

Para Todos os Garotos que Já Amei - Filme.

Resultado de imagem para para todos os garotos que já amei


A produção Original Netflix "Para Todos os Garotos que Já Amei" é uma adaptação inspirada no primeiro volume da trilogia de livros que traz o mesmo título. A resenha a seguir é única e exclusivamente do filme, não há comparações nem citações dos livros. Apenas que, para você ficar por dentro, a trilogia dos livros já lançados contam com o primeiro volume que traz o título do filme; o volume dois que é "P.S Ainda Amo Você" e o terceiro volume, "Agora e para sempre, Lara Jean". Sendo que há um resumão dos volumes no próprio filme, mais do primeiro e do segundo livro do que do terceiro. 

O enredo

A morte da mãe é um fato recente para a família da protagonista Lara Jean. Todos se esforçam para seguir suas vidas e ajudar o outro membro da família a superar o momento terrível. O pai tenta conciliar a vida de médico com a de pai/mãe: cozinhando e tentando manter o bem-estar das filhas na medida do possível. 

A família tem mais uma situação para se adaptar, a irmã mais velha vai para uma faculdade na Escócia. A irmã mais nova e Lara Jean marcam uma noite para maratonar sua série favorita. A irmã de onze anos percebe que sua irmã de dezesseis não tem muito planos para aquela noite ou em outras futuras. Sabe-se também que Lara Jean tem uma pequena caixa com cartas que ela escreveu para cada garoto que ela já amou, mas que nunca chegou a se declarar ou mesmo enviar as cartas de conteúdo tão pessoal. 

A trama se desenrola quando essas cartas, que nunca deveriam ter saído de dentro da caixa onde viviam guardadas, chegam nas mãos dos garotos que Lara Jean escrevera quando era ainda do ensino fundamental. Agora no ensino médio, as coisas irão ficar bem estranhas já que várias cartas foram espalhadas na mão dos "amores" que ela já sentira. 

Considerações

Como foi citado no início dessa resenha, não estamos comparando livro ou filme, mas o que fizemos aqui foi citar o que vimos no filme e a seguir, faremos uma análise do que foi mostrado no filme de produção original Netflix. 

Um romance adolescente o que você espera que tenha no enredo? Atletas, meninas lindas, armários tipicamente americanos pelo corredor, briga no corredor, a garota mais bonita da escola desprezando a menina mais tímida/estranha/feia da escola. E no fim, de alguma forma misteriosa ( ou nem tanto assim) a menina que foi inferiorizada por algum motivo passa a ser o alvo das atenções da escola, principalmente do garoto mais bonito e desejado por todas. 

Isso e nada mais pode se esperar de Para todos os Garotos que Já Amei. Para quem já se deparou com A Barraca do Beijo que é mais um romance do gênero adolescente e AMOU! Certamente vai se empolgar com a nova produção Netflix, caso você esteja procurando algo novo e que possa te trazer algo além das horas assistidas, essa não é uma boa escolha. 

Para Todos os Garotos que Já Amei é um romance adolescente sem surpresas ou inovação. Não vá na onda do hype, pois você pode se frustrar. 

Daniel Alves
Compartilhar:

Plano de Leitura Bimestral


Todo leitor que se organiza tem um plano de leitura. Para os mais dispostos e com tempo dedicado somente a essa função, consegue devorar livros imensos em questão de poucos dias, quem sabe até em poucas horas. Para você que quer acompanhar nossos próximos posts aqui no blog e vídeos no nosso canal, segue o plano! 

Leitura para um bimestre.

Toda segunda-feira em nosso canal postamos um vídeo relacionado ao tema Literatura. Seja ela contemporânea ou mesmo uma resenha de um clássico. Alguns leitores que nos acompanham são pegos de surpresa quando falamos dos livros e queria discutir mais sobre o assuntos se já tivessem lido a obra citada por nós. Fechamos aqui então um Plano de Leitura Bimestral. Nós teremos essas obras para serem lidas e discutidas a cada bimestre. Esse post foi publicado na primeira metade de agosto, ainda temos tempo de encerrarmos a primeira leitura que é o Caixa de Pássaros. A sequência dos livros segue a da imagem acima. (Caso não consiga ver a imagem, a sequência será mencionada a seguir.) 

Caixa de Pássaros. 

Josh Malerman faz com que essa obra tenha uma tensão bem desenvolvida na mente do leitor já que sua narrativa de capítulos curtos e frases curtas fazem com que o leitor devore cada página de forma voraz. O leitor se depara com uma série de atentados. As manchetes dos jornais relatam que as pessoas simplesmente surtam e começam matar quem estiver por perto e logo depois se matam. Rumores afirmam que as pessoas surtaram após terem visto alguma coisa! A transição de tempo é feita de modo a narrar Malory vivendo com a irmã e descobrindo que está grávida no tempo passado e capítulos onde ela está presa com duas crianças numa casa sem poder sair de olhos abertos. Como sair em busca de comida, água ou qualquer outra coisa, sem estar de olhos abertos?

Essa é a leitura no mês de agosto. Caso você ainda não tenha essa obra, clique aqui para comprar o seu. 

O Homem de Giz

C.J Tudor faz com que o leitor fique roendo as unhas para iniciar logo esse livro. Eu, assim como alguns leitores aqui do blog, não iniciei a leitura, mas, inicialmente, a obra é uma narrativa de um assassino em série que ao arrancar a cabeça de suas vítimas, deixa o risco de um homem de giz. O que mais podemos descrever é que uma narrativa policial bem construída nunca passa desapercebida por nós! 

Você pode adquirir esse livro clicando aqui.

João e Maria - Neil Gaiman e Lorenzao Mattotti

A narrativa é breve e suave, claro com os tons dark de Neil Gaiman reforçados pela arte de Lorenzo Mattotti. Não temos aqui o que descrever, esse livro é a narrativa dos irmãos João e Maria numa versão mista dos contos fantásticos a versão original dos irmão Grimm. 

Para comprar esse volume clique aqui.

Cidade dos Etérios. 

O volume dois do Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares conta a sequência dos fatos que encerraram a aventura das crianças peculiares em busca das crianças que ainda estão presas na cidade dos Etérios. Estamos ainda na expectativa do que virá. Como é uma leitura mais arrastada do que os anteriores, deixamos esse por último para que você, leitor, possa ir pegando ritmo e aprimorando seu hábito de leitura. 

Para adquirir Cidade dos Etérios clique aqui.
Para adquirir o volume um "Orfanato da Srta Peregrine para Crianças Peculiares" clique aqui.

Daniel Alves


Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial